Bailado das Abelhas

® Todos os direitos reservados à autora - Cida Becker/2006

30.3.11

Anúncio


Batem na campainha. Lavínia de toalha enrolada na longa cabeleira loura abre delicadamente a porta, mas antes pergunta quem é. Fica amedrontada indo primeiro ao interfone esclarecer com o porteiro, quem subiu sem ser avisado. Com a devida explicação ela volta menos temerária. O senhor da portaria disse ser uma senhora de tez morena, muito bem trajada, com perfume de boa fragrância. Lavínia volta devagar até a entrada dizendo lentamente "quem é"? A dama com voz suave responde: "é pelo anúncio". A dona da casa abre a porta, gosta da aparência mandando entrar no vestíbulo enfrente a cozinha.

"Como é teu nome"? "Esmeralda e sei tudo sobre casa, banheiro e fogão". Perguntas de praxe. Respostas adequadas. Lavínia mostra o apartamento todo enquanto Esmeralda vai desfilando uma centena de nomes de ex-patroas. Todas da mais alta sociedade do lugar. Não mostra medo a senhora da toalha e vai apontando o serviço detalhadamente colocando que tudo deve ser feito conforme o anúncio. Esmeralda vai de cabeça erguida comentando o sucesso da profissão justamente por acatar tudo o que foi combinado em cada anúncio por onde passou, concluindo que foram vários. Lavínia estava radiante e perguntou quando poderia começar. "Hoje mesmo disse a nova contratada basta assinar a carteira e esperar que eu vá pegar os chinelos de dedo. Ficou na sacola em meu carro”. A patroa ficou surpresa, mas vai ver. Era um "fuca” dos bem antigos. Lavinia terminou de secar os longos cabelos, esperou Esmeralda voltar e saiu para trabalho. Estava tudo resolvido poderia sair em paz.

Às seis horas quando retornou não havia nada arrumado e a empregada dormia em sua cama. Lavínia sacudiu-a perguntando: "o que fazes dormido na minha cama sem nada estar arrumado e nem comida sequer". "Cumpro o anúncio. Precisa-se de empregada que durma no emprego".

0 Comentário(s):

Postar um comentário

<< Home